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TEASER: O QUE É?

O que é um teaser

Teaser, é uma palavra de origem inglesa “tease” o que significa provocar. Esse é exatamente o intuito de um video teaser: provocar uma reação ou ansiedade, expectativa para o que está por vir. Uma técnica bastante utilizada no campo de marketing com o objectivo único de chamar a atenção do publico através de diversos estilos de campanha publicitária, aumentando assim, o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha. É  nesse contexto que surge as produções de teasers verdadeiros  aliados para atrair mais pessoas para o conteúdo que se pretende dar a conhecer.

Qualquer um muito provavelmente já  deu de caras com algum pedaços de videos a demonstrar o que está por vir um anuncio de produtos, de serviços etc. através de vídeo, fora do mundo virtual, os outdoors, publicações em revistas ambas podem conter os mesmo intuito.

Teaser Trailer: Muito famoso nas plataformas de video contendo apenas os melhores momentos, criado para gerar uma alta expectativa no público.

Teaser nas redes sociais: Bastante utilizados para anunciar lançamentos de cursos ou divulgar canais na internet, são normalmente pessoas falando de forma resumida o que o público poderá esperar encontrar naquele ambiente.

Teaser de lançamento: Muito utilizado em campanhas de publicidade na industria do entretenimento, Musica, jogos, Filmes, Empresas de tecnologias como a Apple, Samsung etc.

TERMOS DA PRODUÇÃO DE VÍDEO

Como em qualquer projeto, o desenvolvimento de um conteúdo audiovisual é uma tarefa trabalhosa, que requer muito planejamento, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos, desde a criação do briefing até a aprovação do projeto concluído.

Para que toda a equipe consiga se comunicar de forma eficiente e o trabalho seja produzido com agilidade, existem termos específicos, utilizados por profissionais do setor, que ajudam a otimizar a comunicação.

Por isso, separamos 10 termos técnicos comumente usados na produção de vídeo que você precisa conhecer. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Produção

Produção, basicamente, é o processo de realização de um conteúdo de vídeo, seja um filme, esquete ou propaganda, partindo da ideia inicial de uma história escrita em um roteiro.

Com muito planejamento e organização, uma produção de vídeo pode acontecer em qualquer lugar do mundo, utilizando os mais variados equipamentos e tecnologias.

Dentre as principais fases de uma produção, podemos citar:

  • criação do roteiro;
  • storyboards;
  • planejamento;
  • organização da equipe técnica;
  • escolha do casting;
  • preparação do set (background);
  • edição de vídeo;
  • pós-produção.

Depois que o material está pronto, é a hora de promovê-lo e distribuí-lo para o público.

2. Edição de vídeo

É o processo em que as imagens gravadas são cortadas e organizadas na sequência em que o material deve ser apresentado. É na edição de vídeo que as tomadas que serão utilizadas são escolhidas.

A ordem das tomadas e o tempo de duração do vídeo variam mediante a forma narrativa visual, o ritmo e o público a quem o conteúdo é destinado. Além disso, os efeitos especiais, legendas e a trilha sonora também são inseridos na edição.

3. Briefing

Briefing é o conjunto de ideias e informações que farão parte de toda a comunicação, servindo para orientar o trabalho da equipe e sua compreensão do projeto. Podemos afirmar que ele é a matéria-prima para criar o roteiro de uma produção de vídeo.

Nele, será especificado o conceito do produto a ser desenvolvido, para qual público-alvo ele se destina, dentre outros aspectos importantes para a produção. Alguns questionamentos servem para guiar o briefing como:

  • qual o público-alvo;
  • qual o problema a ser resolvido;
  • qual o objetivo principal do vídeo.

Além disso, ele contém análises relevantes sobre o mercado e o cronograma.

4. Casting

Casting é um termo abrangente, utilizado tanto por profissionais de comunicação, marketing e até mesmo no setor de moda. Trata-se do processo para selecionar as pessoas que atuarão no vídeo, propaganda, evento ou conteúdo específico.

Em outras palavras, é a escolha do elenco — que pode ser composto por modelos, atores, promotores, coordenadores etc.

Esse trabalho pode ser realizado por agências de modelos, produtoras de vídeo, estúdios, agências de marketing, entre outras empresas.

5. Roteiro

É uma das etapas mais importantes de uma produção de vídeo, pois é nesse documento que a narrativa é decidida como diretriz para todo o trabalho a ser realizado, seja um filme, programa de TV, animação ou vídeo.

Em um roteiro devem estar inseridas informações sobre imagem e áudio, como:

  • ângulos;
  • enquadramentos;
  • movimentos de câmera;
  • iluminação;
  • trilha sonora;
  • efeitos audiovisuais.

Além disso, o roteiro também pode conter diálogos e dar direcionamentos para a entonação, sentimentos e reações do personagem, com marcações como “surpreso”, “alegre”, “ríspido” etc.

6. Direção de arte

Basicamente, a direção de arte é o departamento responsável por dar o tom do filme. Ou seja, é a direção de arte que constrói a realidade de um contexto para ser gravado, sendo responsável pela criação da unidade visual e a sua execução.

A identidade visual do projeto está completamente relacionada ao universo em que o personagem da história que será contada está inserido. Suas nuances e definições são criadas no decorrer do processo criativo, obviamente, em conjunto com outros setores.

7. Pós-produção

É a etapa da produção de vídeo que ocorre depois que o material foi gravado. De forma simplificada, é na pós-produção que ocorre a edição, inserção de efeitos especiais, trilha sonora, locução, entre outros componentes.

8. Background

Não é incomum que background seja um termo utilizado para se referir aos sons em um roteiro. Entretanto, também é muito utilizado quando o assunto se refere ao cenário e outras inserções.

Resumidamente, o background é tudo aquilo que se encontra no fundo da cena, tendo menos destaque em relação a outros elementos.

Por isso, uma música em background é, por exemplo, aquela que se ouve apenas ao fundo, para que elementos como a voz dos atores sejam destacados. A mesma ideia se aplica ao visual, em que uma cena visa valorizar os atores e a paisagem, ao fundo, seja apenas parte do cenário.

9. Iluminação

A iluminação é composta por um conjunto de processos, por isso vamos explicar apenas dois deles para facilitar o entendimento.

Key Light ― Luz Principal

É a luz principal de uma cena. Seu propósito é destacar a forma e as dimensões dos personagens.

Diversos equipamentos servem para auxiliar, otimizar ou direcionar tanto o foco, como a intensidade e a cor das luzes, para que diferentes resultados sejam alcançados, dependendo de qual seja o propósito do material.

Uma soft-box, por exemplo, é um dispositivo que, quando encaixado em torno da luz, pode difundi-la, ou seja, torná-la mais suave, evitando a “luz dura” focada diretamente nos atores ou objetos em cena.

Fill Light ― Luz de Enchimento

Em palavras simples, é a luz secundária. É uma fonte de luz utilizada para atenuar as sombras mais acentuadas de uma cena produzidas pela Key Light ou, até mesmo, para reduzir os contrastes da cena.

A luz de enchimento deve ser posicionada próxima à câmera, mais ou menos na altura da objetiva, tendo uma luz suave (com cerca de metade da potência da luz principal).

10. Mixagem

Finalmente, vamos falar sobre um termo utilizado para se referir ao áudio de uma produção de vídeo. Mixagem é a combinação de duas trilhas sonoras ou mais, sincronizadas, para que se obtenha uma única trilha.

As trilhas podem ser gravadas em um estúdio ou ao vivo. Elas também podem ser compostas por vozes, locutores, ruídos de plateia ou diferentes instrumentos.

É no processo de mixagem que o balanceamento dos volumes de cada componente, que foi previamente gravado, é realizado. Além do equilíbrio dos timbres entre eles, por meio de efeitos e equalização de som.

WHATSAPP: FOTOS SEM PERDER QUALIDADE?

O WhatsApp é o aplicativo favorito dos brasileiros para a troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo, o app possui inúmeras funções para facilitar a sua utilização. O WhatsApp emergiu rapidamente e está cheio de usuários em todo o mundo. É uma maneira rápida, simples e conveniente para a família e amigos, colegas do trabalho conversarem, criarem textos em grupo, compartilharem fotos e vídeos, enviarem e receberem documentos.

Mas, no momento de realizar o envio de uma foto ou imagem pelos recursos padrões do app, o usuário que recebe a imagem já deve ter percebido que o arquivo não sai tão nítido quanto o arquivo original.

Esta situação acontece mesmo sem você ter optado por isto. Siga os passos abaixo para enviar fotos pelo aplicativo WhatsApp no Android e iOS sem comprimir a qualidade das imagens.

O que acontece quando eu envio uma foto do jeito normal?

O padrão do WhatsApp é comprimir a foto quando enviada pela plataforma a um contato para não consumir muitos dados e reduzir os custos do envio. O sistema vai comprimir a foto para não sobrecarregar os servidores. Isso também ajuda na entrega da foto, porque o tamanho diminui de forma significativa.

Além disso, também diminui a qualidade da imagem que está sendo compartilhada. Pois, quando comprimir o tamanho da imagem pode significar diminuir a resolução e / ou reduzir a qualidade JPEG. É por isso que a definição da imagem diminui quando compartilhada no WhatsApp.

A qualidade é reduzida quando você compartilha imagens no WhatsApp. Geralmente não será muito perceptível, mas depende do conteúdo que você está enviando. Não é um grande problema quando estamos enviando fotos para serem visualizadas no smartphone do mesmo modelo que utilizamos. Mas, se quisermos enviar uma foto de um telefone para um computador ou qualquer dispositivo de tamanho maior, perder a qualidade da imagem pode não ser o recomendado. Principalmente quando as fotos precisam de preservação de qualidade para serem usadas nos trabalhos.

Como Enviar fotos sem perder qualidade no Android

A maneira mais simples para enviar uma foto pelo WhatsApp no smartphone Android sem que ela perca a qualidade é da seguinte forma:

1. No WhatsApp, clique no ícone de clipe, que simboliza o anexo;

  1. Escolha o ícone documento e em seguida você vai conseguir achar as imagens e outras informações de como vídeos e gifs;
  2. Selecione a sua foto e confirme o envio;
  3. Concluído! A imagem será enviada como arquivo.

Você não vai ver uma visualização direta da imagem na janela de conversa, mas a imagem aparecerá como um documento assim que for enviada. Depois do usuário abrir o documento é possível que o destinatário visualize a imagem e a guarde na galeria. Lembre-se de que isso também gera um aumento significativo no armazenamento do backup do WhatsApp, por isso deve ser feito apenas com imagens importantes. Se você quiser economizar espaço, exclua a foto da conversa após realizar o envio.

Como Enviar fotos sem perder qualidade no iPhone IOS

1. Escolha a foto que você quer dentro da galeria;
2. Envie essa foto para uma pasta nos arquivos do iCloud;
3. Dentro do WhatsApp clique no botão “enviar arquivo” e selecione a pasta acima;
4. Escolha a foto que você separou e envie como arquivo.

O arquivo será enviado 100% do jeito que está, sem alteração alguma. Por isso, é bom ter suas fotos guardadas no iCloud, se você quiser enviá-las sem compressão. Assim, o WhatsApp não o reconhecerá automaticamente como um arquivo de imagem e, dessa forma, não aplicará seu sistema de compressão automática!

Outra dica é se você estiver perto da outra pessoa e ambos usarem um iPhone, o envio pelo AirDrop irá funcionar.

Conclusão

Enviar arquivos dessas duas formas, seja no Android ou iOs, ajuda no dia a dia de quem trabalha com marketing digital e produção de conteúdo audiovisual. Evita de você usar outras plataformas como WeTransfer e Google Drive, por exemplo.

Outro ponto importante de lembrar é que o limite do WhatsApp para arquivos de imagem e vídeo é de 16 MB. Mas para o envio de arquivos grandes pelo computador, o limite imposto é de arquivos menores ou iguais a 64 MB.

Caso nenhum dos métodos acima funcione para você ou se você não se importa em instalar um software externo para concluir a transferência de fotos não compactadas, considere fazer o download de um aplicativo. Pode ser preciso registrar uma conta para esses serviços de compartilhamento de imagens.

Se o seu objetivo é enviar fotos com alta definição, certamente as maneiras que ensinamos são as mais indicadas para você enviar fotos pelo WhatsApp sem comprometer a qualidade e outra pessoa receberá a imagem sem nenhuma compressão!

PRINCIPAIS FORMATOS DE VÍDEO

 

Os principais formatos de vídeo

Os formatos de vídeos diferem em relação ao recurso necessário para sua gravação e execução.

Por vezes, você precisa fazer a conversão do vídeo em algum programa específico para que se torne compatível com a aplicação ou o sistema operacional que você costuma utilizar.

RMVB

É um formato compacto que torna o download ou upload de vídeos na internet bem rápido.

No entanto, sua desvantagem está justamente no seu tamanho reduzido, pois isso, acaba por prejudicar a qualidade do vídeo.

MP4

Sem dúvida, esse é o mais conhecido. O MP4 é compatível com o YouTube e consegue reunir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e legendas.

Também foi desenvolvido com o propósito de preservar a qualidade de vídeos que são compactados. Não necessita de CODECs instalados, por esse motivo, torna-se uma opção bem interessante.

MOV

Desenvolvido pela Apple, o MOV é o rival do AVI. É compatível com o QuickTime Player, seu programa de reprodução padrão e com o Windows Media Player.

Seu diferencial positivo em relação ao concorrente é que, embora compacte os vídeos em arquivos bem pequenos, a perda de qualidade do som e imagem é bem menor.

3GP

Esse formato é o mais indicado para dispositivos móveis como os celulares. Comprime os vídeos em arquivos bem pequenos, sendo assim ocupa pouco espaço de armazenamento e possibilita realizar o download utilizando o mínimo de dados móveis.

A desvantagem é que durante a compressão há perda de dados o que torna a qualidade do vídeo mais baixa.

H.265

H.265 conhecido como Codificação de Vídeo de Alta Eficiência ou HEVC é um padrão de compressão de vídeo, projetado para a mais nova geração de vídeo de alta resolução, suportando resoluções de até 8192 × 4320 , que também inclui 8K UHD.

Possui licença disponível gratuitamente, o H.265 expande a eficiência do padrão de compactação ao gerar as imagens da mais alta qualidade no menor arquivo de vídeo possível, usando apenas metade da taxa de bits do antecessor H.264.

Reduz significativamente os requisitos de largura de banda e armazenamento, mas a decodificação de fluxos H.265 requer mais poder computacional durante a visualização, sendo um arquivo de entrega final de conteúdo e não recomendando a utilização em edição de vídeo, pois exige muito processamento da máquina nesse quesito.

FLV

Pertence à Adobe e é o formato ideal para gravar vídeos para o YouTube ou para qualquer outro compartilhamento na internet.

Grava em alta definição, graças à compatibilidade com os principais sistemas operacionais que propiciam a instalação de extensões específicas.

Principais formatos de vídeo utilizados por profissionais

Cineform

O Cineform é um codec que atua como um formato de codificação de vídeo projetado para edição de vídeo profissional, sendo bem recomendado para usuários do Windows para realizar uploads de vídeos no YouTube.

É otimizado para codificar conteúdo de vídeo com resolução 4K e superior, incluindo suporte para renderização inteligente e eficaz.

Avid DNxHD

O Avid DNxHD é um codec desenvolvido pela Avid que permite o escalonamento de mídia de alta resolução e HD no formato ideal para se ajustar ao seu fluxo de trabalho, mantendo a qualidade de imagem de masterização ideal, desde arquivos leves detalhados sem perdas visuais. Ele é encarregado de reduzir significativamente o tamanho dos arquivos, bem como os requisitos de largura de banda e armazenamento para acelerar seu fluxo de trabalho de produção.

A sua utilização é muito simples de utilizar com interface amigável e inteligente, sendo o codec obtido pelo download no site da Avid.

E a galera do cinema, em que formato de vídeo digital eles gravam suas mega produções? Eles gravam em RAW.

O que é RAW?

O formato RAW é um método de captação robusto, em que são adquiridas a saída bruta dos dados em sua totalidade sem compressão do sensor de imagem de uma câmera, pois a maioria dos profissionais, preferem filmar imagens brutas devido à alta qualidade das imagens que o sensor da câmera pode produzir.

Por ser bruta ou não refinada, a filmagem permanece como foi capturada, mantendo todos os detalhes, cores verdadeiras e iluminação, o que permite uma oportunidade considerável de modificação.

Esse formato costuma ser muito grande e apenas alguns aplicativos podem decodificá-lo, devido à falta de codecs que possam lidar com esse formato, além da enorme necessidade de dispositivos de armazenamento de arquivos, backup e capacidade de processamento para trabalhar.

Red Raw

Red RAW é o formato proprietário da Red Digital Cinema Camera Company. O Redcode é sempre RAW, então não há subamostragem de croma ou espaço de cor anexado aos dados.

Está sempre compactado e apresenta perdas, mesmo em sua melhor compactação. Existe a limitação ao sistema de arquivos FAT32 para oferecer suporte ao Mac OS e Windows, sendo a desvantagem desse formato é que você não pode ultrapassar 4 GB (1024 MB) de tamanho, ultrapassando esse valor será gerado um novo arquivo.

A captura de imagem RAW maximiza a fidelidade da imagem e a flexibilidade nas edições das produções. O Red Raw oferece tamanhos de arquivo ajustáveis para qualidade de imagem superior e requisitos de armazenamento mais baixos do que outros codecs.

Por permitir um fluxo de trabalho RAW com edição não destrutiva é totalmente suportado por todos os principais pacotes de software como da Adobe e Apple.

Blackmagic RAW

O Blackmagic RAW é um codec da Blackmagic Studios sem perdas visuais, no qual a compactação de filmagem é um conjunto de dados muito menor e que mais tarde será decodificado em uma imagem visualmente idêntica aos dados descompactados.

Oferecendo gravação e reprodução de alta resolução, taxa de quadros, HDR e apresenta um novo processo “Advanced De-Mosaic” que eliminará a necessidade de remoção de bayering e outro processamento de imagem ao acessar a filmagem no computador ou dispositivo de edição, ocasionando em captura ultrarrápida e velocidades de reprodução sem sacrificar a flexibilidade de pós-produção do RAW.

Diferentemente de muitos outros codecs RAW, o material Blackmagic RAW é armazenado como clipes individuais ao contrário de sequências de imagem, sendo multi-threaded e contando com a aceleração de GPU.

ProRes RAW

O ProRes RAW é um codec de gravação RAW, que dispõe de uma flexibilidade na pós-produção, com tamanhos de arquivo gerenciáveis e reprodução suave em software de edição. O codec aplica compactação quase sem perdas, ajustando a taxa de bits para atingir a qualidade almejada.

Existem dois níveis de compressão no codec, sendo o ProRes RAW e ProRes RAW HQ. Os tamanhos dos arquivos podem ser mantidos menores do que os codecs convencionais, ao mesmo tempo, em que oferecem faixa dinâmica e detalhes aprimorados na captura de dados brutos do sensor.

As características e a faixa dinâmica do ProRes RAW o tornam ideal para projetos HDR de altas faixas dinâmicas.

Cinema DNG

O Cinema DNG (Digital Negative) é um formato desenvolvido pela Adobe e compatível com a gravação em RAW. O formato apresenta desvantagem no fluxo de trabalho mais longo, requerendo estações de trabalhos poderosas e apresenta compatibilidade limitada com muitas marcas, como Canon, Nikon, Samsung e Sony.

COLOR CORRECTION E COLOR GRADING?

Assistir a vídeos coloridos se tornou uma atividade tão corriqueira atualmente que a maioria das pessoas não se dá conta dos processos que estão por trás deste tipo de produção. Mais do que isso, é comum não nos darmos conta da importância das cores nas peças audiovisuais.

No começo da história do cinema, as películas eram coloridas à mão e, por isso, eram chamadas de colorizadas em vez de coloridas. Entretanto, as produções apresentavam cores completamente artificiais, um dos motivos pelos quais este processo de coloração não era muito empregado pelos cineastas.

Foi só a partir da década de 1930 que a cor passou a fazer parte da produção de filmes, isto é, começou a ser captada já no processo fotográfico, em vez de adicionada manualmente em cada quadro.

No começo, porém, muitos produtores tinham receio de usar as cores em suas obras, com a justificativa de que poderiam atrapalhar a atenção dos espectadores e roubar a concentração no que era considerado realmente importante, ou seja, o enredo e as atuações.

De fato, é sabido que a cor é um dos itens fundamentais para uma película, tendo um papel extremamente relevante na concretização da mensagem que se deseja passar ao público. Tanto é que uma das profissões que mais tem crescido nos últimos anos é a de colorista, um verdadeiro especialista em coloração de vídeos.

E é na pós-produção da obra que este profissional entra em ação, ficando responsável pelo ajuste das cores de acordo com os objetivos do filme. Duas técnicas estão envolvidas neste processo: Color Correction e Color Grading.

Para entender o significado e a função de cada um deles, continue lendo e descubra a importância da correção de cor na produção de vídeos.

Color Correction

Traduzido para o português, Color Correction significa, literalmente, Correção de Cor. A função deste importante processo é bastante simples: igualar quaisquer diferenças de cor, luz e contraste existentes nas cenas do vídeo produzido.

Tais diferenças estão relacionadas, principalmente, à fonte de iluminação da filmagem. Para exemplificar como isso ocorre na prática, basta pensarmos que, durante a gravação de uma película, as passagens são feitas em locais e climas diferentes, o que pode alterar a luz recebida em cada uma delas.

Em outras palavras, enquanto algumas cenas recebem uma boa quantidade de luz, outras, por sua vez, recebem menos luminosidade. Como resultado, o vídeo como um todo fica desigual e com uma aparência nada uniforme.

Para corrigir este problema, o colorista usa a técnica do Color Correction. Assim, as imagens ganham um padrão de cor adequado e uma homogeneidade imprescindível para o sucesso do filme.

Além disso, a Correção de Cor pode ter outras finalidades, como:

– Controlar a nitidez e o desfoque;

– Realizar ajustes de exposição;

– Melhorar a reprodução da coloração.

Color Grading

Embora o conceito de Color Grading muitas vezes seja usado como sinônimo de Color Correction, o fato é que se trata de técnicas com diferentes objetivos. Como vimos, a Correção de Cor nada mais é do que um modo de reparar eventuais problemas técnicos das imagens.

Já em relação ao Color Grading que, em tradução livre, quer dizer Gradação de Cores, podemos dizer que é um processo mais artístico e criativo do que técnico. Isso, porque o propósito deste conceito é estabelecer um “look” para o filme, a fim de dar a emoção, a estética e o clima previamente planejados pela equipe de produção.

Desse modo, não há certo ou errado na aplicação do Color Grading.

Além do mais, é neste momento que o colorista pode adequar a imagem a diferentes mídias. Entre os atributos com os quais este profissional trabalha durante o uso da técnica estão:

– Contraste;

– Saturação;

– Temperatura de cor;

– Nitidez;

– Desenho de luz;

– Nível de preto e branco.

Em suma, quando o colorista aplica o Color Grading, após finalizar o Color Correction, o que está fazendo é criar uma verdadeira identidade para a película.

Dessa forma, a união do conhecimento técnico com a capacidade artística resulta em uma narrativa de cores única e totalmente personalizada.

A importância da correção de cor

Como já foi dito, a cor é um item de extraordinária relevância em qualquer peça audiovisual, sendo que sua finalidade vai muito além da estética. Embora a maioria das pessoas não se dê conta de sua importância, a verdade é que as cores ajudam a contar a história e influenciam toda a narrativa de um filme.

Hoje, aliás, corrigir a cor de um vídeo se tornou uma atividade muito mais fácil e acessível, graças ao surgimento de inúmeros softwares de edição. Esta é uma das principais razões pelas quais a profissão de colorista tem conquistado cada vez mais espaço, aliado, é claro, ao também crescente aperfeiçoamento da indústria cinematográfica.

Mas, afinal de contas, você sabe qual é a real importância da correção de cor e por que este conceito pode fazer a diferença em uma obra audiovisual?

Se observarmos um filme antes e depois da realização da correção de cor, saberemos de imediato a resposta para esta questão. O que veremos nas imagens que precedem a edição é uma coloração que não lembra em nada o resultado obtido na pós-produção, a qual inclui técnicas como o Color Correction e o Color Grading.

O fato é que, sutis ou acentuados, estes processos complementares entre si são fundamentais para dar o tom que se deseja ao vídeo e, o que talvez seja mais importante, a cada cena. Também é por meio das técnicas citadas que o filme ganha uma narrativa bastante característica.

Para ilustrar esta última situação, imagine que, dependendo da correção da paleta de cores aplicada a determinada passagem, esta pode se apresentar ao público de diferentes maneiras:

– Alegre;

– Sombria;

– Misteriosa;

– Dramática;

– Histórica;

– Romântica;

– E mais uma infinidade de sensações.

OS PROFISSIONAIS DE CINEMA

A maioria das pessoas gosta de ir ao cinema e assistir àquela maravilhosa estreia! Em 2019, antes da pandemia impactar o setor, a indústria cinematográfica movimentou aproximadamente US$ 40 bilhões em bilheteria no mundo.

O mercado é grande e todos os anos milhares de filmes são produzidos. Além do impacto financeiro, a produção de um filme para o cinema ainda conta com diversos profissionais no set de gravação. São eles que possibilitam que as grandes produções cheguem à telona.

Antes de tudo, o que é um set de cinema?

Também chamado de set de filmagem ou set de gravação, é o local onde os filmes são gravados.

É no set de cinema que a magia acontece e onde a equipe de filmagem coloca em prática toda a sua expertise para que o filme produzido.

Quem são os diferentes profissionais em um set de cinema?

A produção de um filme exige trabalho coletivo e muita coesão e harmonia entre todos. A equipe de filmagem é grande e cada pessoa tem um papel fundamental a desempenhar para o sucesso da produção.

A equipe é dividida de acordo com sua área de atuação: Direção, Som, Fotografia, Arte, Produção e Elenco.

Equipe de Direção

A equipe de direção é responsável pela gestão do filme, ou seja, deve garantir que o resultado esperado seja alcançado.

Diretor

Podemos dizer que ele é o “chefe do set de cinema”, pois é o principal responsável pelo filme. É ele quem organiza e controla todo o projeto. O Diretor deve conhecer muito bem o roteiro e explicar cada necessidade para os demais integrantes da equipe.

Assistentes de Direção

As grandes produções contam com dois assistentes de direção, chamados de 1º Assistente e 2º Assistente.

O 1º Assistente deve conhecer muito bem o roteiro, para auxiliar o Diretor nos planos de cena, na atuação dos atores e na intenção dramática de cada momento.

Já o 2º Assistente fica responsável por auxiliar no processo de continuidade das cenas. Ele é muito importante para que não aconteçam aqueles casos em que algo está no cenário em uma cena e some logo em seguida.

Equipe de Som

Esta equipe é responsável pela qualidade de todos os sons que serão emitidos durante as gravações, sejam dos atores ou do ambiente.

Engenheiro de Som

É o responsável pela captação dos efeitos sonoros e diálogos. É graças a ele que não há alterações na qualidade do som durante as filmagens.

Sonoplasta

É quem produzirá, de maneira artificial, os sons da cena, como um tapa ou o som de algum animal.

A equipe de som ainda é formada por:

– Técnicos

– Assistentes

– Microfonistas

Equipe de Fotografia

Será responsável pelas imagens transmitidas durante do filme. Sabe aquele cenário bonito e que nos enche de emoção? Ele só é possível devido ao trabalho da equipe de fotografia.

Estes profissionais precisam garantir a beleza e a realidade das cenas.

Diretor de Fotografia

Este profissional é responsável por encontrar a melhor imagem para cada cena.

Operador de Câmera

É quem faz as filmagens, sempre orientado pelo Diretor de Fotografia.

Maquinista-chefe ou Grip

Ele apoia o operador de câmera e é responsável por montar os equipamentos quando a cena exige movimentos específicos com a câmera.

O personagem caiu de um precipício? Quem monta o equipamento para esta gravação é o Grip.

Fotógrafo de Still

Fotografa os “stills”, ou seja, as fotos que servirão para a divulgação do filme. Normalmente estas fotos aparecem nos cartazes de divulgação ou nas capas dos DVDs e Blu-ray.

Decorador de set

É este profissional quem cria todo o cenário que será utilizado no filme

Equipe de Arte

Trabalham muito próximos à equipe de Fotografia, mas seu foco principal é a qualidade da imagem dos atores em cena. Devem garantir que haja concordância entre a forma como os atores se apresentam e o cenário.

Diretor de Arte

O diretor de arte é responsável pela concepção estética geral do filme no que diz respeito à cenografia, adereços, figurino e maquiagem.

Assistentes de Direção de Arte

Vão auxiliar o Diretor de Arte nas demandas relacionadas à customização do set de cinema.

Figurinistas

Vão escolher as roupas a serem usadas pelos atores durante a filmagem, considerando, por exemplo, a personalidade do personagem e a época em que a trama acontece.

Maquiadores

Fazem a maquiagem do rosto ou do corpo. Há ainda os especialistas em maquiagem de próteses, responsáveis pelos elementos que não fazem parte do corpo humano, como uma orelha de elfo.

Equipe de Produção

Esta equipe é responsável por assuntos mais operacionais e deve garantir que todas as demais equipes estejam seguindo as solicitações do Diretor.

Produtor Executivo

É responsável por coordenar todas as etapas do filme antes, durante e após as gravações serem encerradas. É ele quem cuida da arrecadação de dinheiro e da contratação dos atores.

Diretor ou Gerente de Produção

É responsável por gerenciar toda as questões práticas que envolvem a produção do filme como a contratação de funcionários e o aluguel de espaços e de equipamentos.

Equipe de Elenco

Aqui estão todas as pessoas que participarão efetivamente do filme e aparecerão nas telas do cinema. São todos dirigidos pelo Diretor de Elenco.

Diretor de Elenco

É quem escolhe os atores mais indicados para cada papel. Já teve aquela sensação de que determinado ator é perfeito para aquele personagem? Pois é, este “match” ocorre graças à percepção do Diretor de Elenco.

Atores

Darão vida aos personagens e mostrarão os seus rostos na tela do cinema.

Como são os que mais aparecem muita gente pode achar que são os únicos responsáveis pela produção, mas como vimos, há muito mais gente envolvida nas gravações de um filme

Figurantes

Vão compor o cenário. Podem aparecer caminhando, conversando entre a multidão ou ainda formando um exército que vai lutar com o ator principal. Seja como for, a função do figurante é dar mais realidade à cena.

O QUE É MAKING OF?

Quando o assunto é produção de vídeo, é inegável que o trabalho nos bastidores é enorme. Mesmo para as produções mais curtas, muitas vezes são necessárias horas e horas de gravação, sem falar do processo que precede esta etapa, na pré-produção, e das etapas finais, na pós-produção do filme.

E foi daí que surgiu um novo formato de vídeo: o Making Of, onde o protagonista é o trabalho por trás da realização de um filme. Este tipo de produção, cujo gênero é invariavelmente o documentário, encantou as plateias e conquistou os espectadores ao mostrar o passo a passo por trás de um produto audiovisual.

E é justamente este o assunto do nosso artigo de hoje! O Making Of pode ser muito mais do que o filme de um filme. Ele pode ser um importante instrumento de comunicação, sobretudo para as empresas que enxergam o poder que a produção de vídeos tem para aproximá-las de sues clientes e potenciais consumidores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então pegue a sua pipoca e junte-se a nós na leitura deste artigo. Aqui você vai entender o que é Making Of e vai descobrir como ele pode ser um aliado da sua estratégia comunicacional.

O que é Making Of?

Como já falamos no começo deste artigo, formalmente, todo Making Of se encaixa no gênero documentário. Isso porque este tipo de filme documenta o processo de produção e gravação de um outro produto.

Sim, produto. Embora um filme sobre a produção de outro filme seja a primeira coisa que nos vêm à cabeça, e seja a definição tradicional do termo, na verdade um vídeo de Making Of pode retratar o processo de criação e produção de qualquer coisa!

Pode ser uma campanha publicitária, uma ação social, uma mercadoria fabricada pelo seu negócio, etc. As opções são infinitas! O importante é mostrar os bastidores daquele processo.

E quando o assunto é Making Of da produção videográfica, o objetivo é justamente mostrar o que está por trás das câmeras. Este tipo de produto audiovisual dá protagonismo às pessoas que fazem um filme acontecer. Seu trabalho, suas ideias, seu propósito. Todos estes elementos assumem o papel principal para contar uma história aos espectadores.

Como em todo bom filme, é aí que está o segredo do Making Of: contar uma história. A história por trás da mensagem do vídeo que deu origem a este documentário, e a história dos indivíduos que fizeram daquele projeto realidade.

E é por isso que o Making Of é uma peça comunicacional tão poderosa. Quando bem feito, ele não se limita a exibir os bastidores da produção videográfica. Ele dá voz e vida às mentes e braços por trás daquele filme, criando uma oportunidade de aproximação e identificação entre audiência e produtores.

Guarde esta informação, pois ela é muito importante.

Qual a origem do Making Of?

Talvez você esteja se perguntando: de onde surgiu este tipo de vídeo metalinguístico? Qual foi o primeiro Making Of criado?

Bem, se olharmos para o cinema Hollywoodiano, o mais consumido no ocidente, teremos o curta “Making motion pictures: a day in the Vitagraph Studio” como o primeiro representante do estilo. Sua gravação ocorreu em 1908, e assim como os demais documentários neste formato que surgiram na época, tinha como objetivo mostrar o que estava por trás das câmeras, como um tipo de publicidade para o estúdio.

Nesta época, e até a década de 60, aproximadamente, os Making Ofs produzidos tinham todos esta mesma orientação. Divulgavam os processos e equipamentos utilizados, valorizando inovações tecnológicas e a imagem das produtoras responsáveis.

Mas a verdade é que esta terminologia só veio a se sedimentar na década de 1980. Foi neste período que começaram a ser produzidos em larga escala documentários sobre a produção de videoclipes de grandes estrelas. Talvez você até já tenha assistido o Making Of de Thriller, do Michael Jackson, um célebre representante desta fase.

A partir de então, este modelo já desempenhava um novo papel: encantar o público consumidor do produto comunicacional, em vez de promover estúdios para as empresas que os contratariam. Os Making Ofs mostraram então seu poder de contar histórias e de humanizar a produção de um vídeo.

Como é produzido o Making Of do seu vídeo

Antes de se iniciar a produção do vídeo-base, deve ser feito também o planejamento do Making Of. Claro que o objetivo da peça é capturar com espontaneidade o que acontece por trás da produção do filme principal, mas este planejamento permite que o videomaker selecione os equipamentos e o time certo para fazer do Making Of um sucesso.

Para isso, é feito um roteiro, que prevê o acompanhamento das fases de pré-produção, filmagem e finalização do vídeo principal. O peso de cada uma destas etapas no Making Of será determinado com base na mensagem, na história que o documentário vai contar. Ou seja, o objetivo de comunicação deste vídeo deve ser tão claro quanto o do filme principal.

É este propósito que também vai alinhar: narração, edição, pós-produção, entrevistas e outros elementos que farão do Making Of um instrumento de comunicação.

Como o Making Of pode ajudar a sua empresa a alcançar suas metas

No universo institucional, os Making Ofs têm se destacado graças à sua capacidade de aproximar as empresas de seus públicos. Por meio deste tipo de documentário, é possível humanizar o negócio, dando rostos e vozes para os membros da organização e mostrando como eles participaram da criação do vídeo institucional.

Isso ajuda a tirar o conteúdo empresarial ou publicitário da esfera meramente comercial, agregando sentido e propósito à atuação da companhia. Ou seja, a marca torna-se muito mais humanizada, o que é fundamental nesta era em que vivemos, na qual os consumidores cada vez mais buscam empresas com as quais se identifiquem, tanto no segmento B2C quanto no B2B.

Afinal, não é à toa que as redes sociais assumiram um papel tão importante nas relações entre negócios e clientes. E é justamente este um dos mais valiosos usos dos vídeos de Making Of nos dias de hoje: conteúdo para divulgação nas redes sociais e em outros pontos de contato, como eventos e feiras.

Outra função importante do Making Of para as empresas é na construção de um posicionamento de marca. O roteiro criado para o documentário ajuda a informar o público acerca dos propósitos e motivações por trás da produção de um filme, seja publicitário ou institucional. Ou seja, o Making Of ajuda a transmitir os valores que regem o trabalho da empresa, criando um posicionamento mais sólido e sintonizado com os anseios do público.

COMUNICAÇÃO VISUAL

Precisa de uma produtora audiovisual experiente?

Com o avanço da tecnologia e popularização da internet, os videos passaram a fazer parte do quotidiano de inúmeros utilizadores e amantes da tecnologia e redes sociais, o que tornou com que videos ganhassem força no mercado da comunicação visual e do Marketing Digital - o que facilitou o modelo de distribuição e exibição do audiovisual, abrindo portas para muitos produtores e criadores de conteúdos visuais. A facilidade de distribuição e facilidade de acesso destes mesmos conteúdos  contribuíram para a queda do sistema tradicional de informação obrigando muitas plataformas a ter de se reinventarem. A utilização do vídeo como ferramenta de marketing tem se revelado a opção mais fiável, pode se dizer que actualmente existem canais de video online com receita de visualizações na cifra dos milhões de acessos diários, o que os coloca em uma posição de prestígio entre o público. Diante deste novo cenário, devem as empresas questionarem as suas estratégias de divulgação de seus produtos e serviços, a fim de criar ações mais assertivas, que atendam as necessidades no seu público.

Como Zebra Visual pode ajudar a expandir o seu negocio?


1 – Vídeo de apresentação

Os vídeos de apresentação são técnicas que bem usada pode aumentar a credibilidade e visibilidade do seu produto ou serviço e deste modo ajudar alavancar as vendas.


2 – Vídeos corporativos ou institucionais

Este modelo é recomendado quando se pretende passar os valores e objetivos da sua empresa, negocio ou produto.


3 – Depoimentos

Vídeos com depoimentos de clientes estabelece proximidade e pode vir a dar maior legitimidade para o serviço. Além de aumentar a confiança e agregar valor, essa é uma excelente forma para ampliar o seu relacionamento clientes.

BANCOS DE IMAGENS GRATUITOS

Por que e quando usar um banco de imagem?

Não é de hoje que existem os bancos de imagens. Contudo, foi na era digital que eles se tornaram ainda mais relevantes.

A facilidade de ter acesso a todos os tipos de materiais, armazenados de forma virtual, em poucos segundos de busca faz deles uma importante ferramenta para muitos criadores e produtores de conteúdos.

Os bancos de imagens são uma solução prática para quem não deseja, ou não tem disponibilidade, de produzir os próprios materiais para utilizar em seus trabalhos.

Ao contrário da busca no Google, por exemplo, que seria muito mais fácil, esses bancos são mais interessantes devido as questões de direitos autorais.

Se você não deseja ter problemas com os conteúdos protegidos por lei, vale a pena pesquisar nesses acervos. A grande vantagem é que a maioria deles disponibiliza fotos e vídeos, além de outros recursos, de forma gratuita.

Os conteúdos podem, ou não, vir com alguma exigência autoral, que será devidamente informada ao usuário da plataforma. Por isso é sempre importante buscar por sites confiáveis e de boa procedência.

Imagens profissionais dão mais credibilidade

Seja para uso pessoal ou comercial, não restam dúvidas que uma boa imagem faz toda a diferença, não é verdade? Independente do seu propósito, essa escolha poderá trazer resultados muito mais satisfatórios diante da sua audiência do que se fosse utilizado apenas um material contendo texto ou fotos de baixa qualidade.

Para se ter uma dimensão, nas redes sociais, o uso de boas fotos aumenta o engajamento com os seus seguidores. É comprovado que quando uma pessoa tem acesso a um conteúdo com apenas informações, a probabilidade dela lembrar daquela mensagem é de menos de 10%. Quando incluímos imagens ao material, esse percentual sobe para quase 70%.

Isso acontece porque na internet as pessoas tendem a ser mais atraídas pela imagem em um primeiro momento do que pelo conteúdo em si. Quando você utiliza esse recurso para ilustrar as suas ideias, o efeito acaba sendo mais positivo e a mensagem é transmitida com eficiência.

Quando pensamos por um lado comercial, essa estratégia pode ser bastante eficaz para fortalecer a sua marca ou alavancar as vendas de um produto. Não é à toa que muitos profissionais do ramo do marketing digital utilizam desse artifício para conseguir atingir os seus propósitos.

O mesmo vale para apresentar projetos ou trabalhos em uma empresa ou com fins acadêmicos. Se você nunca deu tamanha importância para isso, que tal fazer um teste? Temos a certeza de que o resultado será muito mais satisfatório!

Conheça os 30 melhores bancos de imagens

Para quem busca imagens complementares para a produção de conteúdos, alguns sites disponibilizam, de forma gratuita, opções com qualidade profissional. Veja, a seguir, a lista com 30 deles:

1- Vecteezy

Precisa de ferramentas para fomentar o seu lado criativo? Sem dúvidas esse banco de imagens poderá te ajudar! O Vecteezy conta com um grande acervo de imagens e vetores.

São milhões de recursos gratuitos, com licenciamento simples para uso pessoal e comercial. O interessante é que esse banco de imagens é sempre atualizado com novos conteúdos postados pelos seus colaboradores.

2 – Pexels

O Pexels é considerado um dos melhores bancos de imagens com a licença Creative Commons 0 (que pode ser utilizado para fins comerciais e pessoais sem permissão ou créditos autorais).

Além de imagens com qualidade profissional, ele também conta com um grande arquivo de vídeos em alta qualidade. O site é dividido em categorias, o que torna as suas buscas mais otimizadas.

3 – Pixabay

O Pixabay é outro site que disponibiliza fotos gratuitas, além de ilustrações e vetores. São mais de 1 milhão de imagens em seu acervo. Assim como o Pexels, essa ferramenta também disponibiliza os seus conteúdos com a licença CC0.

4 – Splitshire

Para quem procura por imagens externas, dentre elas, de natureza, viagem, comida, automobilismo e tecnologia, por exemplo, o Splitshire conta com uma biblioteca repleta com esses materiais.

Além de imagens, também tem uma biblioteca de vídeos gratuita. As únicas restrições são o uso em conteúdos inapropriados com teor violento, abusivo ou discriminatório.

5- Unsplash

Um dos acervos gratuitos com as imagens mais bonitas. O melhor de tudo é que são livres de direitos autorais. Esse site tem parceria com o Instasize e você pode ter acesso a uma biblioteca com mais de 2 milhões de imagens no aplicativo.

6 – FreePik

São mais de 1 milhão de imagens gratuitas. Vale ressaltar que cada conteúdo poderá ter um tipo de licença, disponível na plataforma.

7 – Rawpixel

Um dos maiores acervos da internet, estando disponível também em outros bancos de imagens conhecidos. É um dos mais diversificados para quem busca conteúdos para todos os tipos de trabalhos. Além da versão gratuita, também tem uma premium com uma coletânea especial.

8 – Wellcome Collection

Gosta de coisas diferentes, que tragam uma história por trás? Podemos dizer que esse é um dos acervos mais interessantes desta lista. O Wellcome Collection tem uma variedade de imagens que podem ser utilizadas, de forma livre, nas suas redes sociais.

É interessante principalmente para que produz conteúdos voltados para a área da saúde, ciência, artes e experiências humanas. Ao contrário da maioria dos bancos de fotos, esse site tem como proposta principal fazer uma viagem a diversas épocas e explorar vários tipos de culturas.

O seu acervo histórico conta com conteúdos exclusivos tirados em outras décadas (entre 1890 e 1940). Vale a pena conferir mesmo que a sua proposta não seja utilizar esse tipo de material.

Confira, a seguir, mais alguns bancos de imagens gratuitos que vale a pena conferir:

9 – RGB Stock

10 – Adobe Stock Free

11 – Vintage Stock Photos

12 – LibreShot

13 – Vintage Stock Images

14 – Hubspot

15 – ISO Republic

16 – Picography

17 – Morguefile

18 – Flickr

19 – Stockvault

20 – Kaboom Pics

21-PicJumbo

22 – New Old Stock

23 – Lifeofpix

24 – Death To The Stock Photo

25 – Getrefe

26 – Reshot

27 – Wikimedia Commons

28 – Free Digital Photos

29 – Public Domain Photos

30 – StockSnap.io

POR QUE VÍDEOS VENDEM MAIS?

Os vídeos estão entre os diversos formatos possíveis de realizar marketing, porém são considerados como a melhor forma de comunicação, pois os vídeos vendem mais que textos e fotos juntos. Mas você sabe o real motivo para isso acontecer dessa forma?

Para entender por que de vídeos venderem mais que textos e fotos, acompanhe as informações que serão trazidas ao longo do artigo e descubra!

Por que vídeos vendem mais?

Atualmente, vídeos vendem muito mais do que fotos e textos e isso tem motivos sólidos por trás, principalmente em relação ao comportamento do cérebro humano. Sendo assim, os motivos não são apenas especulações e teorias, mas são baseados em motivos reais e que devem ser considerados no momento de decidir utilizar vídeos.

Primeiramente, um dos principais motivos para que os vídeos tenham mais venda é que o cérebro humano consegue processar as informações em formato de vídeo de uma forma muito mais fácil e rápida.

Para fazer esse teste é muito simples, você mesmo pode tentar absorver informações que estejam presentes em um vídeo explicativo, por exemplo, e depois tentar obter essas informações por outros meios. Se o vídeo for feito com qualidade, você vai ver que vai conseguir processar muito melhor as informações obtidas por meio dele.

Ademais, outra questão essencial para que existe essa diferenciação em termos de consumo de informações em vídeo, é que o cérebro tem a capacidade de reter maior quantidade de informações e dados quando é exposto a vídeos, em comparação com outras formas, como escrita e fotos.

Mais um ponto de grande relevância e que também auxilia no fato de que os vídeos vendem mais é que o consumo das informações através de vídeos requer uma taxa de concentração menor por parte do receptor das informações, do que se ele estivesse lendo um texto ou visualizando uma foto ou imagem fixa.

Como você pôde notar com as questões abordadas acima, os principais motivos da venda de vídeos ser mais alta são relacionados com questões cerebrais, de modo que é algo que pode ser explorado para que cada vez mais os resultados desse tipo de formato de informação sejam positivos.

Sendo assim, esses são alguns dos principais motivos que fazem com que o vídeo tenha um nível de venda mais elevado do que informações em formato de texto e foto.

Conheça algumas características

De acordo com a Wyzowl, 99% das empresas que utilizam vídeo como forma de marketing, ao invés de utilizar fotos e escritos, desejam continuar com essa estratégia. Desse modo, a porcentagem de empresas que aderiram ao uso de vídeo é de 63%.

Assim, essas porcentagens indicam que praticamente todas as empresas que já utilizam vídeos como maneira de realizar ações de marketing, estão satisfeitas com as respostas que obtém. E isso acontece pelo fato de que realmente o consumo de vídeos é maior, justamente pelos motivos que já foram abordados até aqui.

Dentro disso, é importante ressaltar que o uso de vídeo acaba tornando todo o material da ação de marketing muito mais compreensível do que se outro meio fosse utilizado para venda.

Com esse tipo de material se torna mais simples auxiliar na tomada de decisão do cliente e a empresa acaba conseguindo entregar melhor o conceito que deseja e o convencimento que deseja. No vídeo, os principais tópicos podem ser detalhados, explicados do ponto de visto de interesse da empresa, bem como podem afirmarem informações com mais precisão.

Ademais, outra questão importante é que a venda por vídeos é mais alta e funciona em diversos tipos de plataformas, o que também é um fator positivo e que faz as pessoas investirem ainda mais nessa forma de comunicação, pois se torna algo versátil e de fácil inserção em diferentes locais em que os consumidores podem ser encontrados.

Assim, apesar de que cada tipo de plataforma digital tenha seus conceitos e formatos próprios, muitas vezes um mesmo vídeo ou mesmo esqueleto de vídeo pode ser utilizado em mais de um local, fazendo a empresa economizar e obter mais resultados.

No mesmo sentido, o vídeo acaba vendo mais também pelo fato de que você consegue trabalhar melhor as emoções dos clientes com uma sequência em um vídeo, do que com fotos ou textos.

Isso porque, em vídeo você possui mais recursos visuais, com possibilidade de incluir trilha sonora e demais atividades que conseguem acessar regiões do cérebro do cliente que uma simples imagem fixa não consegue. Assim, a comunicação se torna muito mais cristalina e convincente, o que é importante para concretizar boas ações de marketing e venda.

Considerações finais

Dessa forma, o vídeo realmente vende mais do que fotos e textos juntos, sendo uma excelente ferramenta para utilizar em táticas e ações de marketing de empresas de qualquer segmento.

Além disso, com o uso cada vez maior de redes sociais e plataformas digitais, a tendência é que o crescimento da venda de vídeos continue acontecendo, pois é uma das mais ativas formas de comunicação nas principais fontes digitais da internet, com projeções que não vislumbram a queda desse tipo de formato de comunicação que já é enraizado.

Com isso, o marketing passou por transformações nos últimos anos e vive em constante aperfeiçoamento para que consiga entregar melhores resultados e se atualizar de acordo com as mudanças de consumo de informações que acontecem com o público.

Nesse sentido, o uso de vídeos faz parte dessa transformação, de modo que é até mesmo uma consequência da forma como o mercado se transformou e segue em transformação com o advento da era da tecnologia e do uso de recursos digitais, redes sociais e demais modelos de plataformas online.

Portanto, é fundamental investir nesse tipo de material, pois se os vídeos têm maior venda do que fotos e vídeos, então é justamente nele que as empresas precisam focar os esforços e fazer dele o maior recurso de comunicação e marketing nas atuais e futuras ações.

APPS PARA EDITAR DE FOTOS

Ao comprar um smartphone hoje, uma das principais coisas que todo consumidor procura é uma boa câmera. A grande maioria das pessoas gosta de registrar momentos em família, com amigos ou até mesmo sozinho.

Mas, por melhor que seja a câmera do aparelho, alguns ajustes – seja na iluminação ou no foco – podem acabar sendo necessários para que a foto fique do jeitinho que se espera. E, para isso, não são mais necessários programas super pesados no computador onde você precisa realizar cursos para aprender a usar, tudo que você precisa é do seu celular.

Conheça agora os 7 melhores aplicativos de edição de foto para seu smartphone:

1. Snapseed

Talvez esse seja um dos editores de fotos para celular mais completo atualmente. Possui desde filtros pré-prontos até configurações avançadas para ajustar o contraste, o brilho e realizar retoques de cor, por exemplo.

É totalmente gratuito, mas por possuir muitas funções no início pode ser um pouco mais difícil de usar.

2. Lightroom

Todos conhecem a versão para computadores do Adobe Photoshop Lightroom, que é utilizado por diversos fotógrafos profissionais. Mas, sua versão para mobile não perde em nada, é possível ajustar curvas de cor, foco e luzes.

Seu período experimental é de uma semana e, depois disso, é preciso que o usuário realize uma assinatura mensal na Creative Cloud do Adobe. É uma excelente ferramenta para quem trabalha com fotografia.

3. Pixlr

Além de todas as funções de retoques de foto, como ajuste de brilho e exposição, o Pixrl possui funcionalidades muito úteis para criadores de conteúdo: realizar colagens, montagens com textos nas fotos e afins.

O aplicativo em si é gratuito, e atende muito bem as expectativas, mas para aqueles que precisam de algo mais profissional, existem alguns recursos específicos precisam ser comprados.

4. Photoshop Mix

Mais uma ferramenta da Adobe que foi adaptada para os smartphones, o Photoshop Mix permite realizar algumas manipulações na imagem, como: retirar ou adicionar fundos, remover elementos da foto e fazer alguns ajustes que estão presentes na versão Web também – como corrigir olhos vermelhos.

5. Prisma

Para aqueles que não sabem muito bem como manipular manualmente a exposição, brilho, contraste e cores, esse é o aplicativo perfeito.

O Prisma possui filtros e texturas pré-definidos de algum estilo de fotografia ou pintura profissional, onde com um clique você aplica o que achar melhor a sua foto.

6. Afterlight

Com mais de 70 efeitos de luz e quase 100 molduras diferentes para a foto, o Afterlight é um bom app para aqueles que querem brincar com a criatividade.

É gratuito e possui as funções de exposição, matiz de cor, balanço de luzes e afins, mas é mais utilizado pelos seus recursos criativos.

7. Touch Retouch

O Touch Retouch não é um editor de fotos usual, ele atua mais como um complemento.

HOSPEDAGENS PARA VÍDEOS

Quais são as melhores hospedagens para seus vídeos?

Existem diversos tipos de hospedagens para inserir os seus vídeos. Contudo, vamos ressaltar as mais importantes e mais procuradas por empresas que desejam aumentar ainda mais o seu alcance de marca por meio da criação de vídeos. Confira abaixo quais são eles.

1. YouTube

Caso você não saiba, o YouTube é um dos maiores sites para se hospedar vídeos em todo o mundo. São milhares de uploads diariamente, e isso ocorre justamente pelo grande potencial de visualização que essa plataforma possui. Todos os dias, milhares de usuários entram no YouTube para assistir a vídeos de diversos nichos e objetivos. E uma dessas pessoas, pode ser um cliente potencial para a sua empresa.

Por esse motivo, nada mais estratégico do que hospedar seus vídeos no Youtube, a fim de conseguir realizar conversões ainda melhores para a sua marca.

2. Vimeo

O Vimeo também é um ótimo site para fazer a hospedagem de vídeos de graça, principalmente para negócios que desejam incorporar vídeos em outros canais. Por exemplo, o Vimeo não é um canal propriamente feito para entrar e assistir a vídeos, como o YouTube. Contudo, grande parte dos usuários copiam o link (URL) dos vídeos que foram hospedados nesse site e divulgam em outros lugares, como o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, páginas de sites, blogs, entre outros relacionados.

Como fazer vídeos?

Para começar, existem diversas plataformas gratuitas que te ensinam a criar excelentes vídeos para divulgar a sua marca, como o próprio Youtube. Dentro da plataforma, existe um espaço para criar seus vídeos e publicá-los rapidamente.

Além disso, também existem softwares mais conhecidos, como o Sony Vegas, Premiere, entre outros — que geralmente você precisa comprar a ferramenta e ainda precisa estudar todas as ferramentas para começar a criar seus vídeos.

Entretanto, na maioria dos casos, a melhor forma de fazer vídeos é contratar uma agência especializada em multimídia.

Assim, você consegue mostrar aos produtores o formato de vídeo que você precisa, e com a ajuda necessária, eles te ajudarão em um roteiro eficiente, para que o seu vídeo saia exatamente de acordo com o que a sua empresa deseja — seja para gerar autoridade, aumentar o número de vendas, visitas, entre outras estratégias.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar sua empresa a criar vídeos institucionais extremamente profissionais e que chamam a atenção do seu público ideal.

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