Zebra Visual®

PRINCIPAIS FORMATOS DE VÍDEO

 

Os principais formatos de vídeo

Os formatos de vídeos diferem em relação ao recurso necessário para sua gravação e execução.

Por vezes, você precisa fazer a conversão do vídeo em algum programa específico para que se torne compatível com a aplicação ou o sistema operacional que você costuma utilizar.

RMVB

É um formato compacto que torna o download ou upload de vídeos na internet bem rápido.

No entanto, sua desvantagem está justamente no seu tamanho reduzido, pois isso, acaba por prejudicar a qualidade do vídeo.

MP4

Sem dúvida, esse é o mais conhecido. O MP4 é compatível com o YouTube e consegue reunir em um mesmo arquivo vídeo, áudio e legendas.

Também foi desenvolvido com o propósito de preservar a qualidade de vídeos que são compactados. Não necessita de CODECs instalados, por esse motivo, torna-se uma opção bem interessante.

MOV

Desenvolvido pela Apple, o MOV é o rival do AVI. É compatível com o QuickTime Player, seu programa de reprodução padrão e com o Windows Media Player.

Seu diferencial positivo em relação ao concorrente é que, embora compacte os vídeos em arquivos bem pequenos, a perda de qualidade do som e imagem é bem menor.

3GP

Esse formato é o mais indicado para dispositivos móveis como os celulares. Comprime os vídeos em arquivos bem pequenos, sendo assim ocupa pouco espaço de armazenamento e possibilita realizar o download utilizando o mínimo de dados móveis.

A desvantagem é que durante a compressão há perda de dados o que torna a qualidade do vídeo mais baixa.

H.265

H.265 conhecido como Codificação de Vídeo de Alta Eficiência ou HEVC é um padrão de compressão de vídeo, projetado para a mais nova geração de vídeo de alta resolução, suportando resoluções de até 8192 × 4320 , que também inclui 8K UHD.

Possui licença disponível gratuitamente, o H.265 expande a eficiência do padrão de compactação ao gerar as imagens da mais alta qualidade no menor arquivo de vídeo possível, usando apenas metade da taxa de bits do antecessor H.264.

Reduz significativamente os requisitos de largura de banda e armazenamento, mas a decodificação de fluxos H.265 requer mais poder computacional durante a visualização, sendo um arquivo de entrega final de conteúdo e não recomendando a utilização em edição de vídeo, pois exige muito processamento da máquina nesse quesito.

FLV

Pertence à Adobe e é o formato ideal para gravar vídeos para o YouTube ou para qualquer outro compartilhamento na internet.

Grava em alta definição, graças à compatibilidade com os principais sistemas operacionais que propiciam a instalação de extensões específicas.

Principais formatos de vídeo utilizados por profissionais

Cineform

O Cineform é um codec que atua como um formato de codificação de vídeo projetado para edição de vídeo profissional, sendo bem recomendado para usuários do Windows para realizar uploads de vídeos no YouTube.

É otimizado para codificar conteúdo de vídeo com resolução 4K e superior, incluindo suporte para renderização inteligente e eficaz.

Avid DNxHD

O Avid DNxHD é um codec desenvolvido pela Avid que permite o escalonamento de mídia de alta resolução e HD no formato ideal para se ajustar ao seu fluxo de trabalho, mantendo a qualidade de imagem de masterização ideal, desde arquivos leves detalhados sem perdas visuais. Ele é encarregado de reduzir significativamente o tamanho dos arquivos, bem como os requisitos de largura de banda e armazenamento para acelerar seu fluxo de trabalho de produção.

A sua utilização é muito simples de utilizar com interface amigável e inteligente, sendo o codec obtido pelo download no site da Avid.

E a galera do cinema, em que formato de vídeo digital eles gravam suas mega produções? Eles gravam em RAW.

O que é RAW?

O formato RAW é um método de captação robusto, em que são adquiridas a saída bruta dos dados em sua totalidade sem compressão do sensor de imagem de uma câmera, pois a maioria dos profissionais, preferem filmar imagens brutas devido à alta qualidade das imagens que o sensor da câmera pode produzir.

Por ser bruta ou não refinada, a filmagem permanece como foi capturada, mantendo todos os detalhes, cores verdadeiras e iluminação, o que permite uma oportunidade considerável de modificação.

Esse formato costuma ser muito grande e apenas alguns aplicativos podem decodificá-lo, devido à falta de codecs que possam lidar com esse formato, além da enorme necessidade de dispositivos de armazenamento de arquivos, backup e capacidade de processamento para trabalhar.

Red Raw

Red RAW é o formato proprietário da Red Digital Cinema Camera Company. O Redcode é sempre RAW, então não há subamostragem de croma ou espaço de cor anexado aos dados.

Está sempre compactado e apresenta perdas, mesmo em sua melhor compactação. Existe a limitação ao sistema de arquivos FAT32 para oferecer suporte ao Mac OS e Windows, sendo a desvantagem desse formato é que você não pode ultrapassar 4 GB (1024 MB) de tamanho, ultrapassando esse valor será gerado um novo arquivo.

A captura de imagem RAW maximiza a fidelidade da imagem e a flexibilidade nas edições das produções. O Red Raw oferece tamanhos de arquivo ajustáveis para qualidade de imagem superior e requisitos de armazenamento mais baixos do que outros codecs.

Por permitir um fluxo de trabalho RAW com edição não destrutiva é totalmente suportado por todos os principais pacotes de software como da Adobe e Apple.

Blackmagic RAW

O Blackmagic RAW é um codec da Blackmagic Studios sem perdas visuais, no qual a compactação de filmagem é um conjunto de dados muito menor e que mais tarde será decodificado em uma imagem visualmente idêntica aos dados descompactados.

Oferecendo gravação e reprodução de alta resolução, taxa de quadros, HDR e apresenta um novo processo “Advanced De-Mosaic” que eliminará a necessidade de remoção de bayering e outro processamento de imagem ao acessar a filmagem no computador ou dispositivo de edição, ocasionando em captura ultrarrápida e velocidades de reprodução sem sacrificar a flexibilidade de pós-produção do RAW.

Diferentemente de muitos outros codecs RAW, o material Blackmagic RAW é armazenado como clipes individuais ao contrário de sequências de imagem, sendo multi-threaded e contando com a aceleração de GPU.

ProRes RAW

O ProRes RAW é um codec de gravação RAW, que dispõe de uma flexibilidade na pós-produção, com tamanhos de arquivo gerenciáveis e reprodução suave em software de edição. O codec aplica compactação quase sem perdas, ajustando a taxa de bits para atingir a qualidade almejada.

Existem dois níveis de compressão no codec, sendo o ProRes RAW e ProRes RAW HQ. Os tamanhos dos arquivos podem ser mantidos menores do que os codecs convencionais, ao mesmo tempo, em que oferecem faixa dinâmica e detalhes aprimorados na captura de dados brutos do sensor.

As características e a faixa dinâmica do ProRes RAW o tornam ideal para projetos HDR de altas faixas dinâmicas.

Cinema DNG

O Cinema DNG (Digital Negative) é um formato desenvolvido pela Adobe e compatível com a gravação em RAW. O formato apresenta desvantagem no fluxo de trabalho mais longo, requerendo estações de trabalhos poderosas e apresenta compatibilidade limitada com muitas marcas, como Canon, Nikon, Samsung e Sony.

error: Conteúdo Protegido por direitos de autor!!
Abrir Chat
1
Estamos Online
Zebra Visual®
Olá 👋 Como podemos lhe ajudar?