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O QUE É MAKING OF?

Quando o assunto é produção de vídeo, é inegável que o trabalho nos bastidores é enorme. Mesmo para as produções mais curtas, muitas vezes são necessárias horas e horas de gravação, sem falar do processo que precede esta etapa, na pré-produção, e das etapas finais, na pós-produção do filme.

E foi daí que surgiu um novo formato de vídeo: o Making Of, onde o protagonista é o trabalho por trás da realização de um filme. Este tipo de produção, cujo gênero é invariavelmente o documentário, encantou as plateias e conquistou os espectadores ao mostrar o passo a passo por trás de um produto audiovisual.

E é justamente este o assunto do nosso artigo de hoje! O Making Of pode ser muito mais do que o filme de um filme. Ele pode ser um importante instrumento de comunicação, sobretudo para as empresas que enxergam o poder que a produção de vídeos tem para aproximá-las de sues clientes e potenciais consumidores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então pegue a sua pipoca e junte-se a nós na leitura deste artigo. Aqui você vai entender o que é Making Of e vai descobrir como ele pode ser um aliado da sua estratégia comunicacional.

O que é Making Of?

Como já falamos no começo deste artigo, formalmente, todo Making Of se encaixa no gênero documentário. Isso porque este tipo de filme documenta o processo de produção e gravação de um outro produto.

Sim, produto. Embora um filme sobre a produção de outro filme seja a primeira coisa que nos vêm à cabeça, e seja a definição tradicional do termo, na verdade um vídeo de Making Of pode retratar o processo de criação e produção de qualquer coisa!

Pode ser uma campanha publicitária, uma ação social, uma mercadoria fabricada pelo seu negócio, etc. As opções são infinitas! O importante é mostrar os bastidores daquele processo.

E quando o assunto é Making Of da produção videográfica, o objetivo é justamente mostrar o que está por trás das câmeras. Este tipo de produto audiovisual dá protagonismo às pessoas que fazem um filme acontecer. Seu trabalho, suas ideias, seu propósito. Todos estes elementos assumem o papel principal para contar uma história aos espectadores.

Como em todo bom filme, é aí que está o segredo do Making Of: contar uma história. A história por trás da mensagem do vídeo que deu origem a este documentário, e a história dos indivíduos que fizeram daquele projeto realidade.

E é por isso que o Making Of é uma peça comunicacional tão poderosa. Quando bem feito, ele não se limita a exibir os bastidores da produção videográfica. Ele dá voz e vida às mentes e braços por trás daquele filme, criando uma oportunidade de aproximação e identificação entre audiência e produtores.

Guarde esta informação, pois ela é muito importante.

Qual a origem do Making Of?

Talvez você esteja se perguntando: de onde surgiu este tipo de vídeo metalinguístico? Qual foi o primeiro Making Of criado?

Bem, se olharmos para o cinema Hollywoodiano, o mais consumido no ocidente, teremos o curta “Making motion pictures: a day in the Vitagraph Studio” como o primeiro representante do estilo. Sua gravação ocorreu em 1908, e assim como os demais documentários neste formato que surgiram na época, tinha como objetivo mostrar o que estava por trás das câmeras, como um tipo de publicidade para o estúdio.

Nesta época, e até a década de 60, aproximadamente, os Making Ofs produzidos tinham todos esta mesma orientação. Divulgavam os processos e equipamentos utilizados, valorizando inovações tecnológicas e a imagem das produtoras responsáveis.

Mas a verdade é que esta terminologia só veio a se sedimentar na década de 1980. Foi neste período que começaram a ser produzidos em larga escala documentários sobre a produção de videoclipes de grandes estrelas. Talvez você até já tenha assistido o Making Of de Thriller, do Michael Jackson, um célebre representante desta fase.

A partir de então, este modelo já desempenhava um novo papel: encantar o público consumidor do produto comunicacional, em vez de promover estúdios para as empresas que os contratariam. Os Making Ofs mostraram então seu poder de contar histórias e de humanizar a produção de um vídeo.

Como é produzido o Making Of do seu vídeo

Antes de se iniciar a produção do vídeo-base, deve ser feito também o planejamento do Making Of. Claro que o objetivo da peça é capturar com espontaneidade o que acontece por trás da produção do filme principal, mas este planejamento permite que o videomaker selecione os equipamentos e o time certo para fazer do Making Of um sucesso.

Para isso, é feito um roteiro, que prevê o acompanhamento das fases de pré-produção, filmagem e finalização do vídeo principal. O peso de cada uma destas etapas no Making Of será determinado com base na mensagem, na história que o documentário vai contar. Ou seja, o objetivo de comunicação deste vídeo deve ser tão claro quanto o do filme principal.

É este propósito que também vai alinhar: narração, edição, pós-produção, entrevistas e outros elementos que farão do Making Of um instrumento de comunicação.

Como o Making Of pode ajudar a sua empresa a alcançar suas metas

No universo institucional, os Making Ofs têm se destacado graças à sua capacidade de aproximar as empresas de seus públicos. Por meio deste tipo de documentário, é possível humanizar o negócio, dando rostos e vozes para os membros da organização e mostrando como eles participaram da criação do vídeo institucional.

Isso ajuda a tirar o conteúdo empresarial ou publicitário da esfera meramente comercial, agregando sentido e propósito à atuação da companhia. Ou seja, a marca torna-se muito mais humanizada, o que é fundamental nesta era em que vivemos, na qual os consumidores cada vez mais buscam empresas com as quais se identifiquem, tanto no segmento B2C quanto no B2B.

Afinal, não é à toa que as redes sociais assumiram um papel tão importante nas relações entre negócios e clientes. E é justamente este um dos mais valiosos usos dos vídeos de Making Of nos dias de hoje: conteúdo para divulgação nas redes sociais e em outros pontos de contato, como eventos e feiras.

Outra função importante do Making Of para as empresas é na construção de um posicionamento de marca. O roteiro criado para o documentário ajuda a informar o público acerca dos propósitos e motivações por trás da produção de um filme, seja publicitário ou institucional. Ou seja, o Making Of ajuda a transmitir os valores que regem o trabalho da empresa, criando um posicionamento mais sólido e sintonizado com os anseios do público.

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